Endereço:

Rua Manaus, 850, Centro, Catanduva - SP

O que é Hipogonadismo Masculino e como tratar

O hipogonadismo masculino é uma síndrome clínica causada por deficiência androgênica (hormônios).

Pode afetar negativamente as funções dos órgãos e a qualidade de vida. Os hormônios desenvolvem um papel crucial no desenvolvimento e na manutenção das funções reprodutivas e sexuais do homem.

Baixos níveis de hormônios circulantes podem causar distúrbios no desenvolvimento sexual masculino, resultando em anormalidades congênitas do trato reprodutivo.

Com o avançar da idade, pode causar redução da fertilidade, disfunção sexual, declínio da força muscular, menor mineralização óssea, distúrbio do metabolismo lipídico e disfunção cognitiva.

Declínios podem ser considerados normais como parte deste processo. Entretanto, baixos níveis de testosterona também se associam a doenças crônicas severas e pacientes sintomáticos podem se beneficiar com a terapia de reposição de testosterona.

A deficiência androgênica aumenta com a idade: um declínio anual de 0,5 – 2,0% de testosterona circulante tem sido relatado. Em homens de 45 anos, a incidência encontrada é de 10%. Ela é mais prevalente em homens idosos, obesos, com múltiplas comorbidades e estado de saúde precário.

Etiologia e formas

O hipogonadismo masculino pode ser classificado em 4 formas:

  1. Forma primária, é causada por insuficiência testicular;
  2. Forma secundária, é causada por disfunções hipotalâmicas-hipofisárias;
  3. Hipogonadismo de início tardio;
  4. Hipogonadismo devido à insensibilidade dos receptores androgênicos.

O tipo de hipogonadismo deve ser diferenciado, pois tem implicações na avaliação e no tratamento do paciente, tornando capaz a identificação de pacientes com patologias associadas.

Diagnóstico

O diagnóstico do hipogonadismo masculino é baseado nos sintomas e sinais clínicos de deficiência androgênica, associados a baixos níveis séricos de testosterona.

O rastreamento para deficiência de testosterona não está indicado como rotina. Entretanto, a mensuração da testosterona deve ser realizada em homens com:

  • Hipogonadismo masculino.
  • Tumor da hipófise.
  • Insuficiência renal crônica em regime de hemodiálise.
  • Medicamentos como, corticoides e opioides.
  • Infertilidade masculina.
  • Osteoporose ou fraturas por pequenos traumas.
  • Diabetes tipo 2.

O hipogonadismo adquirido (formas secundárias) pode ser causado por medicamentos, hormônios, esteroides anabolizantes e por tumores da hipófise. Para estes pacientes é necessários exames de imagem (tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética) da região hipofisária e avaliação endócrina completa.

Tratamento

O objetivo do tratamento é restabelecer os níveis fisiológicos de testosterona e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Escolha do tratamento

A terapia de reposição de testosterona (TRT) é segura e efetiva e os agentes estão disponíveis nas apresentações orais, injeções intramusculares, adesivos e géis transdérmicos.