AUMENTO DA PRÓSTATA (HPB)
A hiperplasia prostática benigna (HBP) é uma condição caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata com características benignas, ou seja, sem relação com o câncer da próstata. A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz (3 cm de diâmetro), com aproximadamente 20 gramas de peso, presente apenas no sexo masculino. Localiza-se na base da bexiga e circunda a parte proximal da uretra, região que leva a urina da bexiga para pênis. Como apresenta íntima relação com a uretra (canal que drena urina da bexiga), alterações no tamanho da próstata podem dificultar a passagem de urina.
A próstata encontra-se encostada ao reto, ela pode ser palpada através do toque retal, um dos métodos mais simples de avaliação da glândula. Uma próstata aumentada de tamanho ou de forma irregular devido à presença de um tumor pode ser facilmente identificada pelo exame de toque retal.
O aumento do tamanho da próstata é um processo estimulado pelo hormônio testosterona e ocorre a partir dos 38 anos no homem. Quanto mais velho é a pessoa, mais tempo a sua próstata teve para crescer. Isto significa que com a idade, praticamente todos os homens terão uma próstata grande.
Aos 40 anos 10% dos homens já têm uma próstata aumentada de tamanho; aos 50 anos, esse número pula para 40%; após os 80 anos, mais de 70% da população masculina apresenta hiperplasia prostática benigna.
A hiperplasia da próstata é um processo natural do envelhecimento e nao se transforma em câncer de próstata. Esta confusão surge frequentemente porque quase todo paciente com câncer de próstata tem mais de 60 anos, idade na qual a prevalência da HBP é alta.
Sinais e sintomas
O aumento da próstata comprime a uretra e atrapalha a saída da urina, podendo causar, dificuldade miccional, sensação de não esvaziar totalmente a bexiga, urgência miccional, levantar inúmeras vezes durante a noite para urinar, e em casos mais graves pode causar hidronefrose (dilatação do rim) e insuficiência renal.
O esvaziamento incompleto da bexiga faz com que um grande volume de urina fique represado, favorecendo o crescimento de bactérias em seu interior, já que o ato de urinar expulsa boa parte dos micro-organismos presentes na urina.
Nos pacientes com hiperplasia benigna da próstata, não é de se estranhar que a cistite (infecção da bexiga), que é rara em homens até os 45-50 anos, passa ser um diagnóstico comum em idosos com mais de 60 anos.
O fato da urina ficar represada dentro da bexiga favorece a infecção de urina e a formação de cálculos de Bexiga (pedras) no seu interior.
Mudanças no Estilo de Vida para reduzir os sintomas da HPB
Algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar no alívio dos sintomas, como por exemplo:
- Reduzir o consumo de álcool e cafeína.
- Evitar beber líquidos na hora de dormir, e ingerir pequenas quantidades ao longo do dia.
- Evitar o uso de descongestionantes e anti-histamínicos.
- Praticar exercícios regularmente.
- Criar o hábito de ir ao banheiro quando tiver mais vontade.
- Esvaziar totalmente a bexiga, aguardar um momento e tentar novamente.
- Praticar técnicas de relaxamento e contra o estresse.
Diagnóstico
O diagnóstico da HBP baseia-se nos sinais e sintomas que o paciente apresenta, e do seu histórico clínico e de resultados de alguns exames:
- Toque retal, para avaliação prostática.
- Exames Laboratoriais.
- Ultrassom de vias urinarias e próstata.
- Estudo Urodinâmico e/ou cistoscopia para pacientes selecionados.
Tratamento
O tratamento da HPB vai depender dos sintomas apresentados e sua intensidade. Infecções recorrentes, problemas para urinar, incontinência urinária e danos aos rins podem impactar significativamente na qualidade de vida do homem. Alguns medicamentos ou cirurgia podem ser proposta para ajudar a aliviar os sintomas urinários.