Endereço:

Rua Manaus, 850, Centro, Catanduva - SP

Disfunções miccionais 

O aparelho urinário de homens e mulheres está sujeito a alguns distúrbios que devem ser tratados pelo urologista. Entre os mais comuns estão as disfunções miccionais, que afetam o funcionamento do trato urinário inferior, em que estão incluídos bexiga, uretra, próstata, músculos e nervos do assoalho pélvico (músculos do períneo que sustentam a bexiga e os órgãos contidos na bacia). Estas disfunções são caracterizadas por sintomas como perda involuntária de urina (incontinência urinária), bexiga hiperativa (também chamada de urgência miccional), aumento da frequência urinária tanto diurna quanto noturna, bexiga de pequena capacidade de armazenamento, e dor vesical com a bexiga cheia (Cistite Intersticial).

Principais causas

Diversas são as causas das disfunções miccionais. Podem estar ligadas fatores emocionais, cirurgias pélvicas prévias, instabilidade ou fraqueza da musculatura do assoalho pélvico, hábitos urinários e intestinais inadequados ou alguma patologia de bexiga. Podem ser de origem idiopática ou neurológica, nas de origem neurológica, incluem se os pacientes com traumatismos medulares, esclerose múltipla, diabete mellitus, acidente vascular cerebral (AVC), demência, mal de Parkinson, paraplégicos e tetraplégicos. Entre as causas não neurológicas encontramos a bexiga hiperativa idiopática (muito comum em mulheres) e a diminuição da capacidade vesical devido a doenças crônicas.

Incontinência urinária

Entre os distúrbios miccionais mais comuns está a perda involuntária de urina ou incontinência urinária. Além de ser uma questão de saúde, também representa um incômodo social, e isto acaba interferindo na qualidade de vida dessas pessoas.

A incontinência urinária pode atingir homens e mulheres em todas as fases da vida. Entre as crianças, a perda da urina durante o sono (Enurese) é o sintoma mais comum. Já no caso das mulheres adultas, o problema se desenvolve devido a anatomia do assoalho pélvico feminino, e sem falar das consequências geradas pela gravidez, parto e menopausa. Entre os homens, a incontinência urinária mais comum é a decorrente de cirurgias prostáticas.

Tratamentos

A partir do momento em que o paciente apresentar os sintomas, a indicação é procurar um especialista (Urologista), pois ele ira definir o melhor tratamento para cada paciente. O tratamento pode ser clinico ou cirúrgico.